sexta-feira, outubro 26

Repórter tem alma de Indiana Jones!

A história é velha, mas como é uma das minhas preferidas, não posso deixar esquecida.

Convocada para uma pauta mais cedo (7:30 am na redação, minha gente), cheguei na redação e, pela primeira vez, dei com a cara na porta. Era tão de manhãzinha que a salona da redação estava fechada a chave. Fui à sala da fotografia, ver quem era o "sortudo" que iria fazer as fotos. Nada do Breno (eu já sabia que era ele, pelo único carro estacionado lá fora).

Liguei para o celular dele e o resgatei da cantina da Tia Tonta (tona é o apelido da mulher. Isto é outra história, conto depois, me cobrem).Saímos para fazer a singela -- para ser educada e não dizer sem graça -- manifestação de um grupo de 45 alunos de publicidade IESB nas faixas de trânsito da L2 Norte.

Isso mesmo. Só isso.O Breno olhou e de primeira me disse: Isso não rende não.
Ui. Odeio ouvir isto. Cheira a nota com foto, na melhor possibilidade.

Terminada a manifestação (eles se vestiram de branco ou de atropelados e ficavam transitando na faixa de pedestre às 7:45 da manhã!), voltamos para a redação.Mal pisei na sala e a Taís pergunta
Já voltou?
Aham.
Mas de Samambaia?
NÃO (com uma pitada de pânico). Que havia em Samambaia?

E aí descubro que era para fazer outra pauta. Mas, dessa vez, a falha foi na comunicação. O Outlook de Taís não me enviou o email dela a tempo. Mas essa pauta era tão bacana...

É que eu adoro coisas com crianças! Simplesmente, um grupo de estudantes de 5ª a 8ª série de uma escola pública ia ter uma aula com a Agência Aeroespacial Brasileira dentro do vagão do metrô! No metrô, um rapaz fantasiado de robô ia fazer uma performance. As crianças iam sair da escola às 8h. Olho para o relógio: 9h em ponto. Eu ligo para o celular da professora: Onde vocês estão? Acabamos de entrar no metrô.

Combinei, num súbito ato de loucura, que tentaria pegar o mesmo carro do metrô na estação da 115 Sul. Saí ventando da redação. Entrei na sala da fotografia e quase histérica consegui rapidamente tirar o Breno de uma ligação para me acompanhar. Lá vamos nós para o transporte:

Alberto, preciso do Ayrton Sena, o metrô já saiu de lá!!!

E, quase como num passe de mágica, pela primeira vez na minha vida, cheguei no local da pauta, com fotógrafo em MENOS DE QUINZE MINUTOS! Durante o percurso, Breno agorava: essa tua pauta já caiu, você sabe disto, né?

Ao chegarmos no metrô, ele me pergunta:
E você falou com a assessora de imprensa do metrô?
Eu não.
Bom, então vamos ter de pagar a passagem.
(Imagina se deu tempo para eu pensar nisto).
Ah, Breno, não tenho dinheiro. Paga para mim, vai...

Chegamos no interior da estação. Ligo de novo para a professora:
Onde vocês estão?
Na primeira estação da Asa Sul, já chegamos aí.

Qual foi nossa surpresa ao ver o metrô chegar!
CONSEGUIMOS!
Quer dizer, quase! Ao parar o metrô na estação, vimos que estávamos no extremo errado do trem. Aí sim, imaginem vocês que agora começa a tocar aquela musiquinha de McGyver ou Indiana Jones...

Breno e eu saímos CORRENDO DESESPERADAMENTE para pegar o metrô. Entramos e as portas se fecharam às nossas costas.
Depois, acompanhamos as crianças até a visita à Feira de Tecnologia e depois no experimento de foguetes em plena Esplanada dos Ministérios!

Chego na redação animadíssima, nem acreditava que nós conseguimos recuperar a pauta perdida. Escrevo os 50cm com todo carinho.

Mas no dia seguinte, nem sinal do robô e das crianças. Nem foto delas, nada. A matéria caiu por que saiu o aumento do IPTU.



Coisas da vida de jornalista.


2 comentários:

Anônimo disse...

Boa História :)
Sempre o fotógrafo salvando os repórteres.
Beijos
Breno Fortes
www.brenofortes.com

Anônimo disse...

Sesacional !!!!

mande as fotos...

BREIDE