quinta-feira, maio 17

Exclusiva com Arruda (original sem cortes)

Ele chegou sorrateiramente, mas compenetrado. Foi assim que o governador do Distrito Federal apareceu, quase em cima da hora (eram mais de 17h15) no estádio Pacaembu para assistir ao encontro com o papa nas cadeiras reservadas às autoridades. "Não avisei que vinha, mas fui convidado pessoalmente pelo núncio, não podia deixar de comparecer," contou em entrevista exclusiva ao Correio no próprio estádio. O governador, muito emocionado, não mediu as palavras e falou abertamente sobre a sua fé, sobre a necessidade da educação espiritual na família, sobre a fé do povo brasiliense, além de temas como aborto e células-tronco. Confira.

Visita do Papa
Eu vim para cá por dois motivos. Como católico que sou e como governante. Vejo minha presença aqui como representante daqueles brasilienses que não puderam vir. Creio que é parte da minha responsabilidade como governador. Em 92, eu vi o Papa JP II e foi magnífico. Ajudei a construir o altar que depois virou a base da Catedral Rainha da Paz.

Sou Católico. Não escondo isto. Fui seminarista. Vou à Missa todos os domingos. Gosto de ir ao mosteiro de S. Bento, me faz bem. Vou para refletir, para fazer a minha oração. Peço sempre que Deus me ajude a governar, a tomar decisões, a ser humilde.

Fé em Brasilia
Brasília é uma cidade que tem um bom relacionamento entre as pessoas em geral. Eu vejo que Brasília é uma cidade de fé. Não foi à toa que o S. João Bosco sonhou com Brasília. É uma benção e uma responsabilidade ser governador desta cidade.Um privilégio muito grande.

Aborto
Me posiciono contra o aborto. Sou a favor da vida, estou do lado da Igreja. Mas ao mesmo tempo, tenho esta posição porque considero que alguns países que permitiram o aborto sofreram depois, pois uma vez permitido, os casos de aborto foram além daqueles de má-formação. Ou seja, abriu precedente para que a criação da vida não fosse mais respeitada.

Células-tronco
Ainda não me considero totalmente informado para me posicionar. Mas acho que devemos estudar mais o caso, sim.

Sobre o tema do discurso do Papa no Pacaembu
Eu tenho um filho adotivo que agora está no seminário, sabia? O adotei quando tinha uns10 anos, ele morava no Paranoá e perdeu os pais. A historia é longa... Cham-se Marcelo Vicente, tem 22 anos. Estava cursando Engenharia e largou para entrar no seminário.
Quando ele me contou, fiquei preocupado, mas estou contente, agora, ele realmente tem vocação.

Familia (sobre o que falou Lula sobre a importância da familia)
É a base da sociedade. Uma pena é que a falta de educação e de conceitos acaba gerando uma destruturalização na vida das pessoas. Quando a família não passa valores espirituais, que há um motivo pra a vida que é ininteligível, maior que nós, que é divino, isso deixa uma lacuna muito grande.

Nenhum comentário: