quinta-feira, abril 12

Trava-línguas in English

Não sou tão tupiniquim assim para defender o uso de leiaute no lugar da palavra layout. Nem consigo usar correio eletrônico (é tão grande e ainda tem acento); vou de email (assim tudo junto como se escreve em inglês) mesmo. E olha Acho charmoso na Espanha chamarem o mouse de ratón. Mas confesso que esses estrangeirismos, às vezes, me incomodam.

Ainda assim, as palavras estão no ar, na rede, na boca do povo (até demais).

Veja só no que deu:

Situação 1 (ao telefone)
-- Sim senhor, como posso ajudá-lo.
-- É que a minha máquina não tá querendo fazer o dolôde.
-- Como assim dolôde, senhor?, pergunta a voz treinada, com ar de dúvida educada.
-- A senhora não sabe o que é dolôde?!, responde incrédulo o velhinho do outro lado.
(silêncio breve, desconfortável)
-- O senhor poderia me explicar o que quer fazer?
-- É que eu tenho que abrir um negócio aqui e quando clico no dolôde, a máquina num faz.
-- Ah! Download!
-- Isso, isso, dolôde! Viu como você sabia o que era?

Situação 2 (no atendimento bancário)
-- Moça, eu queria fazê esse tipo de depósito aqui..
(passa um papelzinho amassado, com letra de forma meio tremida que diz: UEISTEREMUNIOM)
-- Ah, tudo bem, a senhora quer fazer uma transação via Western Union?
-- Isso que diz ai? É isso mesmo.
-- Olha, vou escrever aqui a forma correta para a senhora não ter problemas no futuro, pode ser?
-- Tudo bem, moça.

Outro cliente chega decidido, pede com tom alto:
-- É.. eu quero fazer um Wesley Junior.
-- Ãhn?
-- Aquele nome... um depósito aí, Wesley Junior (fala mais rápido, agora suspeitando do erro).
-- Não seria Western Union?
-- ISSO!, fala olhando para os lados.

Um comentário:

Pedro S. disse...

Eu e meu irmão (13 anos) adoramos videogames, mas o vocabulário atrapalhava na hora das conversas. Exemplo:

Pedro: E aí Theo, jogou Breath of Fire?
Theo: Quê? Tá falando do Brefofá? Joguei sim...

Curiosamente, agora que ele aprendeu inglês, eu que entrei na onda dele. Assim, meus atuais jogos favoritos podem ser resumidos assim:

Godofó (God of War)
Pop (Prince Of Persia)
Violão Hero (Guitar Hero)

... e por aí vai.