sábado, fevereiro 16

A carioca na Paulista


É inusitado para mim --não esperava por isso -- mas aqui me sinto mais carioca que em Brasília. Naturalmente, vem à tona em mim o contraste no modo de ser rio-sãopaulo.
Ando pela Paulista com isto na cabeça.As pessoas passam, passam, passam. Vão rapidinho, ouvido seu MP3. (Eu também, embora ainda não tenha achado a trilha que combinasse com o perpétuo cinza da cidade).

Noto:



  • Pouca gente anda de óculos escuros, principalmente se comparado com Brasília. Todo mundo olha para você quando sai pela rua os seus. Pensei: ah, é que aqui faz mais tempo nublado que sol... Eu não saio de casa sem óculos. Vim de Brasília, né? Ô cidade ensolarada!

  • As mulheres saem de calça. 80% com certeza. Tons escuros, mesmo no calor. Estampas mais sóbrias. As coloridas se destacam, claro. Tem gente de todos os tipos. Eu continuo a fazer questão da saia. Sou carioca, pô.

  • Bancas na calçada! Que saudades de andar e ver bancas de revista a cada vinte passos!

  • O metrô não tem ar condicionado: so-cor-ro!

  • Fico no vácuo toda vez que vou cumprimentar alguém. Aqui só dão um beijinho no rosto mesmo. Eu sempre dei dois. ;/

  • 89,9% da moçada usa ALLSTAR. Sério. Fazia tempo que não via uma loja de artigos esportivos ter uma vitrine dedicada apenas e exclusivamente a vááários "modelos" (todos iguais, só de cores diferentes) do famoso tênis "retrô".




Um comentário:

Anônimo disse...

Fer, Nanda, Vell...
Depois de tantas estradas, aqui e lá fora, você não pode mais ser A carioca, Brasília já foi e São Paulo, até quando?
São Paulo ama gente assim, feito você: linda e talentosa!
Você vai aprender a amá-las( São Paulo não é UMA cidade, são muitas em UMA), a enxergá-la multiracial, multicolorida(não cinza-perpétuo!) e se multiplicando a cada dia.
E se há um lugar neste país, onde você pode ser você, do seu jeito, ser tudo e ser anônima, é em São Paulo.
Boa sorte, querida!
E não se esqueça que estamos qui bem pertinho de você.Se precisar de colo, corra pra cá...
Beijos
Tia Jan