segunda-feira, julho 3

Pout-porri bahiano: verdadeiro e sem preconceito

Salvador

Fui comprar um picolé numa vendinha dessas, tipo pequena lanchonete, perto da Igreja, da praça. Cheguei lá e vi, como se tivesse saído de uma caricatura, a figura que era o atendente.

Sentado dentro do balcão, com os pés por cima da bancada e cabeça abaixada, meio cochilando.

Eu pergunto: Ô moço, quanto custa o picolé?

A resposta demora alguns segundos, mas sai: ÉÉ tá escrito aí, tá não?

Eu digo: Não, moço, não tem nada aqui.

Ele nem pisca, nem move a cabeça, nem vê que tenho quase 2 metros de altura. E na demora habitual, retruca:

Ah, é um Real. E deixa o trocado ali em cima da caixa, sim?

***

Porto Seguro

Decidimos que estávamos com sede, mas de suco de maracujá. No menu, parecia a melhor opção de sucos. Pedimos para nós três.

Tudo bem que ninguém estava com pressa, mas depois de 35 minutos, a paciência foi perdendo a validade. A gente fingia que nem era tudo isso, conversávamos sobre o passeio, a noitada anterior e pronto.

Com 40 minutos chegaram os sucos - eram laranja-avermelhado (!). Foi só uma provar para as outras duas nem criarem coragem de tentar. Estava com gosto salgado, um pouco mais amargo que o normal. E tinha sido adoçado(!).

Delicadamente, perguntamos ao garçom se tinha trazido os sucos certos. Ele nem disfarçou. Percebeu na hora o ocorrido e recolheu os copos. Dez minutos depois, volta com a bandeja carregada e nos diz:

As moças que desculpem. Da próxima vez a gente vai lavar o liquidificador.

****

Ilhéus

Mais um suco refrescante de laranja, moça.

Ei, mas eu pedi sem açúcar.

Ah bom, é só não mexê com a colher.



2 comentários:

Anônimo disse...

Pense...
Eu. Bahia. Salvador. 53 graus Celsius.
"Por favor, me dê um suco de laranja."
O cara pensa, pensa, pensa, pensa, coça a cabeça, pensa, pensa...
"Não pode ser uma Fanta Laranja, não?"

Pôde.

Beijo,

Tourinho

P.S.: "O tempo já não importa mais quando você não tem com o que se preocupar / A jactância e a gabolice de uma pessoa que, há muito tempo, perdeu o seu valor."

Anônimo disse...

Oioi!!!!!É um diversão estas histórias,tem que ter muita paciência!!!!Muito bom o jantar viu?!!!!Espero que este segundo tb seja tudo de bom!!!!!